Publicidade
Pular para o conteúdo
Publicidade

Músculo na panela de pressão super suculento e saboroso para a refeição de toda a família

Publicidade

Não deixe de preparar o incrível músculo na panela de pressão, que fica macio e suculento, desmanchando na boca! De uma maneira simples, você fará essa maravilha, e, de quebra, ainda aprenderá a fazer uma polenta molinha, a combinação perfeita para este prato! Confira a receita do Canal Cozinha da Wilza e faça o divino músculo na panela de pressão, que será um sucesso!

Publicidade

Como fazer músculo na panela de pressão

Para a receita de músculo na panela de pressão, colocaremos uma panela de pressão no fogo com o azeite, acrescentaremos o alho e vamos dourar. Adicionaremos o músculo, temperaremos com sal e pimenta, misturando e fritando, até ficar bem dourado, pondo então: colorau, páprica, extrato de tomate, misturando e colocando a cebola picadinha. Após fritar, iremos misturar e juntar a metade da água. Tamparemos a panela e, quando pegar pressão, diminuiremos o fogo e marcaremos 20 minutos. Finalizaremos a receita seguindo direitinho o passo a passo, tanto para o músculo como para o preparo da polenta. Sirva e delicie-se com seu apetitoso músculo na panela de pressão!

Publicidade

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Publicidade

Ingredientes da receita de músculo na panela de pressão

  • 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 800ml de água 
  • ½ pimentão amarelo
  • 1 colher (sopa) de páprica doce
  • ½ pimentão vermelho
  • pimenta-do-reino (a gosto)
  • cebolinha picada (a gosto)
  • sal (a gosto)
  • 4 dentes de alho triturados
  • ½ pimentão verde
  • 1 kg de músculo picado em pedaços médios
  • 1 colher (sobremesa) de colorau
  • 1 cebola picadinha
  • salsinha picada (a gosto)
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva

Para a polenta

  • sal (a gosto)
  • 1 xícara de fubá 
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • pimenta-do-reino (a gosto)
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • 3 xícaras de água (para o cozimento da polenta) + água o quanto baste para dissolver o fubá
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sobremesa) de alho

Obs.: A medida da xícara é de 250ml.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Leve uma panela de pressão ao fogo com o azeite, adicione o alho e deixe dourar.
  2. Junte o músculo picado em pedaços médios, tempere com sal e pimenta-do-reino, vá mexendo e fritando, até dourar bem.
  3. A carne estando bem dourada, acrescente: o colorau, a páprica, o extrato de tomate, mexa e adicione a cebola picadinha. Deixe fritar, mexa e depois acrescente a metade da água.
  4. Torne a mexer, prove e acerte o sal, se necessário.
  5. Feche a panela e, ao atingir pressão, reduza o fogo e conte 20 minutos. Com cuidado, libere a pressão, abra a panela, mexa e adicione o restante da água. Feche novamente a panela e cozinhe por mais 20 minutos, contando a partir do momento em que a pressão for atingida novamente. Lembre-se de ajustar o fogo sempre que a pressão for atingida. Passado esse tempo, desligue o fogo e reserve.
  6. Para a polenta, aqueça uma panela no fogo com azeite, ponha o alho e frite, até ficar douradinho.
  7. Acrescente a água e junte o sal e a pimenta-do-reino, deixando ferver, com a panela tampada.
  8. Enquanto isso, abra a panela da carne, que já deve ter liberado a pressão e verifique se está bem macia. Se desejar a carne ainda mais molinha, volte ao fogo com a panela tampada por mais 10 minutinhos, após pegar pressão, em fogo baixo.
  9. Numa vasilha, dissolva o fubá em um pouco de água. Na panela em que irá cozinhar a polenta, com a água fervendo, vá adicionando aos poucos, o fubá dissolvido, mexendo cuidadosamente com um fouet.
  10. Assim que começar a ferver, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo durante 10 minutos.
  11. Abra a panela da carne após estar sem pressão e acrescente os pimentões, verde, amarelo e vermelho, mexendo e cozinhando por mais 5 minutos, sem pressão.
  12. Após 10 minutos de cozimento da polenta, com cuidado, pois pode espirrar, mexa com uma colher de pau, tampe novamente a panela e cozinhe por mais 20 minutos, tornando a mexer mais uma vez na metade desse tempo.
  13. Desligue o fogo da panela da carne, adicione o cheiro-verde e mexa.
  14. Antes de desligar o fogo da panela da polenta, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e mexa bem. Desligue o fogo.
  15. Para servir, num prato, coloque um pouco de polenta, a carne com molho por cima, salpique um pouco de cheiro-verde e polvilhe com queijo parmesão ralado.
  16. Agora é só saborear seu sensacional músculo na panela de pressão, acompanhado de uma deliciosa polenta! Bom proveito!

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dia.

Publicidade

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Publicidade

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Publicidade

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu Site
Publicidade